A certificação é uma metodologia de gestão que busca atestar credibilidade e garantia de melhoria contínua dos processos internos da companhia, obtida por meio de auditoria interna e externa e conduzida por um prestador de serviços credenciado junto aos organismos de normatização. As auditorias externas avaliam as atividades da empresa conforme normas e padrões estabelecidos por esses organismos.

Os certificados da Klabin demonstram o compromisso da empresa com as melhores práticas do mercado e com a qualidade dos produtos, além da opção por processos ambientalmente e socialmente responsáveis ao longo da cadeia produtiva.

FSC® – O FSC® (Forest Stewardship Council®, ou Conselho de Manejo Florestal) é uma organização não governamental que certifica práticas sustentáveis de manejo florestal. Seu selo, o mais reconhecido em todo o mundo, tem o objetivo de difundir o uso racional das florestas e a garantia de sua existência no longo prazo. A ONG desenvolve os critérios para certificação, credencia certificadoras independentes e apoia o desenvolvimento de padrões locais de manejo.

No hemisfério Sul, a Klabin foi a primeira empresa do setor de papel e celulose a ter suas áreas florestais certificadas, mostrando que seu manejo florestal segue os mais rigorosos padrões ambientais, sociais e econômicos. A certificação também garante a rastreabilidade, ou seja, que é possível identificar, em qualquer parte da cadeia produtiva, que a matéria prima utilizada provém de florestas adequadamente manejadas.

ISO 9001 – Sistema de Gestão de Qualidade – A norma ISO 9001 define os procedimentos que verificam as práticas que uma empresa deve adotar para atender aos requisitos de qualidade. A certificação por esta norma traz vantagens para a empresa na organização de processos internos que se refletem em benefícios para o cliente, pois torna o atendimento de suas especificações e de seus requisitos o principal objetivo da Klabin.

ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental – A norma ISO 14001 credencia uma empresa como ambientalmente correta e, para isto, determina os padrões da gestão eficaz. Acertificação ambiental é uma garantia de que a Klabin respeita o meio ambiente, entende a magnitude de seus processos e se concentra na eliminação dos riscos de impactos ambientais nas plantas.

OHSAS 18.001 – Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional – A OHSAS 18001 é uma norma que ajuda as organizações a formular melhores práticas para garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro. Um diagnóstico de perigos existentes na planta determina os riscos e permite a adoção de medidas para a melhoria da condição de trabalho. Esta certificação é a garantia de que a Klabin produz embalagens zelando pela segurança e pela saúde ocupacional dos colaboradores. 

FSSC 22000 – Sistema de Gestão da Segurança do Produto – A FSSC 22000 é uma norma internacional que define os requisitos de um sistema de gestão de segurança em embalagens com o objetivo de garantir a segurança dos alimentos, eliminando a possibilidade de contaminação através da embalagem. A adoção desta certificação é a garantia de que a Klabin zela pela saúde das pessoas que consomem produtos alimentícios industrializados.