O programa de Fomento Florestal, que existe desde 1984 e hoje já é considerado estratégico para a economia da Klabin, busca ampliar e diversificar a renda na área rural a partir da formação de florestas de pinus e eucalipto em áreas ociosas e marginais de propriedades rurais, que serão fornecidas para a Klabin como matéria-prima. Com benefícios como pesquisa e técnicas de plantio que são disseminadas entre os produtores, a atividade auxilia na fixação de populações rurais, promovendo a recuperação vegetal. Desde o início do programa, já foram beneficiados 19 mil produtores rurais e distribuídas mais de 160 milhões de mudas. |GRI EC9|

Por meio do programa, a empresa fornece tecnologia florestal aos pequenos e médios produtores rurais, inserindo-os numa cadeia globalizada, promovendo o desenvolvimento regional, disponibilizando madeira e criando oportunidades para outros segmentos industriais. O desenvolvimento das florestas é financiado por duas iniciativas do Governo Federal, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Programa de Redução de Gases de Efeito Estufa na Agricultura (Programa ABC). Para manter a boa produtividade e o alto nível técnico, a empresa fornece aos produtores a orientação necessária para a atividade, desde o fornecimento das mudas e o apoio no manejo florestal até a comercialização da madeira.

Em 2012, foram plantados 7.700 hectares em 319 propriedades rurais fomentadas das unidades florestais de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, ampliando o programa para 90.035 hectares, com 9.856 fomentados.

Área florestal (mil ha) em 31/12/2012

Total
Florestas plantadas 242
Eucalipto 90
Pinus 149
Florestas nativas preservadas 213
Outras áreas 34