Em 2012, a Klabin deu continuidade ao Programa de Gestão da Diversidade e Inclusão, realizando melhorias de acessibilidade nas unidades de Itajaí (SC), Goiana (PE) e nas duas unidades de Jundiaí (SP), Tijuco Preto e Distrito Industrial. Foram concluídos os laudos de compatibilidade das deficiências aos postos de trabalho das unidades-piloto (Escritório Sede (SP) e Lages (SC), Otacílio Costa (SC), Correia Pinto (SC) e Itajaí (SC)). O programa de sensibilização dos gestores ocorreu em todas as unidades da empresa, exceto em Monte Alegre, onde está previsto para 2013 e, em paralelo, as equipes de Recrutamento e Seleção foram capacitadas para a abordagem dos candidatos com deficiência.

Alinhado à Política de Sustentabilidade, ao Código de Conduta e aos objetivos estratégicos da companhia, o Programa de Gestão da Diversidade e Inclusão está estruturado em quatro pilares (Acessibilidade, Sensibilização, Empregabilidade e Mobilização Social) e nos conceitos de diversidade, equidade e inclusão. As reuniões do comitê de acompanhamento do programa são mensais e contam com representantes de todas as unidades.

Para 2013, estão previstas ações de acessibilidade e novos laudos para postos de trabalho. Além disso, a empresa dará continuidade às parcerias com entidades locais para identificação, recrutamento e qualificação de profissionais.

Ainda como parte das ações de inclusão, esta é a primeira edição do Relatório de Sustentabilidade da Klabin que conta com uma versão resumida audiodescrita, além de um CD com o conteúdo adaptado para pessoas com limitação visual.