Tradicionalmente, a Klabin realiza seu Ciclo de Planejamento Estratégico anual. Conhecido como Projeto Mosaico, alinha as particularidades dos negócios da Klabin em um objetivo central, integrando todas as áreas e formando um plano único de crescimento para a empresa.

No processo, os objetivos de curto, médio e longo prazos são definidos com base em dois pontos do mapa estratégico da empresa: o uso eficiente de recursos e a estratégia de atuação nos mercados atuais e potenciais, alinhados com as diretrizes da gestão.

Todas as áreas são envolvidas por meio de workshops, quando são discutidos os temas estratégicos e mapeadas as principais forças e fraquezas da empresa.

Complementarmente, são analisadas características do ambiente externo da organização (cenários político e econômico, tecnológico, ambiente regulatório e mercado), assim como a relevância desses fatores para a operação e para os negócios da Klabin.

Um dos resultados do processo foi a elaboração do plano plurianual, que definiu metas de investimento de médio e longo prazos para cada negócio da Klabin, auxiliando na estruturação do orçamento anual da empresa bem como no desdobramento das metas para todos os níveis.

Processo de planejamento estratégico