A Klabin segue a premissa de comunicação aberta e ampla com todos os seus públicos, sendo que a divulgação de informações faz parte de sua cultura e está presente em todas as unidades de negócio. Valores como liberdade, transparência, integridade, lealdade e justiça estão assegurados por meio de um conjunto de códigos e políticas que determina as diretrizes e os procedimentos a serem adotados por todos.

O Código de Conduta, aprovado em 2009, reúne princípios de sustentabilidade empresarial nas esferas ambiental, social e econômica, e tem por finalidade uniformizar padrões entre os públicos de relacionamento da Klabin – colaboradores, acionistas, clientes, fornecedores, prestadores de serviços e comunidades -, incentivando-os a adotar comportamentos e atitudes em sintonia com os valores básicos da companhia. Ele reforça a atuação ética, transparente e legal da empresa no relacionamento com as partes interessadas, além de determinar procedimentos para evitar conflitos de interesse.

Um dos itens do Código diz respeito ao combate à corrupção. As medidas anticorrupção são aplicáveis a 100% das unidades, e todos os profissionais da empresa receberam treinamento sobre o tema. Em 2012, dois contratos com parceiros de negócios não foram renovados devido a violações relacionadas à corrupção (direcionamento de compras) e cinco funcionários foram demitidos pela mesma razão. Não foram adotadas medidas judiciais nos casos, apenas a dispensa. |GRI SO2, SO4|

Periodicamente, os gestores da Klabin se reúnem para acompanhar e avaliar o desempenho de questões estratégicas e operacionais e, a cada dois meses, o Conselho de Administração se encontra para discutir metas e estratégias da companhia. A empresa mantém uma Política de Divulgação e Negociação, que define os critérios e procedimentos relativos à divulgação de atos e fatos relevantes para o seu desempenho. O documento abrange aspectos como resultados econômico-financeiros, decisões do acionista controlador, deliberações da Assembleia Geral e dos outros órgãos de administração, e estabelece as diretrizes quanto às negociações de ações, títulos e valores mobiliários.

aqui.

ouvidoria@klabin.com.br ou pelos telefones 11.3046.5988 (Diretoria de Gente & Gestão), 11.3046.9903 (Gerência de Auditoria) e 11.3046.9944 (Gerência Jurídica).